segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Afinal, quem foi Jimi Hendrix?

 

Palavras, som e música, tais as armas que Jimi usava para combater o mundo de sua época.




Não sei você, mas eu quando paro para escutar uma música - música de verdade - gosto de analisar as minúcias do som e, se necessário e agradável o bastante, até fecho os olhos para sentir e fazer a música ter sentido e emoção, ainda mais se tiver um café como companhia.

Então, meu amigo roqueiro, como primeira publicação do blog, eu não podia deixar de conversar com você sobre aquele que foi um dos maiores - ou o maior - guitarristas da história, estou falando de Jimi Hendrix.

Quem diria que o menino que nasceu pobre e era fã do rei Elvis e de Bob Dylan iria ser o guitarrista monstruoso que foi?

Jimi cresceu cercado por um pai violento e uma mãe alcoólatra que ele idolatrava, já serviu o exército por um certo tempo, passava horas e horas com sua guitarra e já teve várias pretendentes para casamento.

A partir do momento em que ele conseguiu ser notado - o que não era difícil graças à sua incrível habilidade -, o resto foi história.




Guitarra com os dentes, guitarra com a língua, guitarra nas costas, guitarra em chamas, essas são apenas algumas das peripécias que Hendrix fazia sobre o palco. O guitarrista não só tocava sua Stratocaster, ele a sentia, ele fazia com que ela crescesse além de qualquer guerra, qualquer intriga, qualquer preconceito.

O próprio Jimi dizia que sua música não era para brancos ou negros, mas para todos, ou seja, produzia música universal.

Dentre uma de suas aparições mais notáveis, vale destacar a do festival Woodstock, no qual realizou sua famosa versão do hino nacional americano Star Spangled Banner, torcendo e distorcendo sua guitarra num potente protesto contra a guerras do Vietnã que ocorria. Apenas com cordas musicais, o guitarrista fez efeitos de bombas, gritos, tiroteios e morte. Seu protesto não era com o vandalismo, seu protesto era com a arte.

Jimi se drogou e bebeu muito durante sua vida, fato este que possibilitou que o rockstar tivesse uma breve chama de vida, a qual, mesmo sendo rapidamente apagada, brilhou intensamente.

Dentre algumas de suas principais canções estão: All along the watchtower, Wind cries Mary(em homenagem à sua mãe), Voodoo Child, Hei Joe, dentre outros.

Jimi Hendrix revolucionou, Jimi Hendrix foi Rock n' Roll.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Afinal, quem foi Jimi Hendrix?

  Palavras, som e música, tais as armas que Jimi usava para combater o mundo de sua época. Não sei você, mas eu quando paro para escutar uma...